A concentração do time campeão

Orlando, Prof. Selviro Rodrigues, Olávio, Sabiá, Valdir de Morais, Joeci, Breno, Ivo Costa e Ênio Andrade, todos calçando Alpargatas, durante a concentração rennista no Instituto Porto Alegre (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

A temporada em que o G. E. Renner se sagrou campeão do Campeonato Citadino de Porto Alegre foi recheada de treinamento e trabalho. A jornada dupla, que requeria dos jogadores aptidões futebolísticas e, também, habilidades comerciais ou fabris, exigia uma entrega completa dos atletas.

O ano de 1954, ano em que o time dos industriários se saiu campeão, foi especialmente complexo para a rotina dos jogadores. Isso ocorreu, pois a competição daquele ano atravessou as festas de natal e ano novo, e terminou apenas no final de janeiro de 1955. Tal calendário, para os atletas rennistas, foi particularmente difícil. Afinal, os jogadores tinham que conciliar as intensas atividades comerciais do período natalino com as últimas e decisivas partidas do campeonato daquele ano.

O sábado em que o calendário marcava 18 de dezembro de 1954 foi um dos mais intensos da trajetória do time campeão. Os atletas trabalharam pela manhã em seus postos de trabalho e, à tarde, se dirigiram para os alojamentos do IPA (Instituto Porto Alegre), instituição onde o treinador do time, Prof. Selviro Rodrigues, era diretor.

Em um ambiente controlado, como o disponibilizado pelo IPA, sem distrações com festas ou noitadas, e com atenção à alimentação e ao sono dos atletas, Prof. Selviro Rodrigues conseguiu que os jogadores atingissem a concentração máxima necessária para o confronto daquele domingo.

O confronto contra o Grêmio, realizado no Estádio Olímpico no dia seguinte, teve ares de final. E o resultado foi espetacular. A vitória do time dos industriários por 3 a 0 inflou os jogadores rennistas de confiança. A competição estava entrando em sua reta final. E os atletas estavam com a exata confiança necessária para garantir o título de campeão.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: