O comandante

À esquerda: Gradim em seu ambiente de trabalho; À direita: Everton, Hormar, Rui, Bedeu, Gastão e Gradim no Estádio Tiradentes (Foto Montagem / Acervo Memorial)

Antônio de Araújo Bittencourt, o Gradim, foi o treinador mais vitorioso da história do Grêmio Esportivo Renner. Suas mais célebres conquistas foram o pentacampeonato amador da cidade de Porto Alegre (entre 1938 e 1942), o campeonato de acesso à Divisão de Honra em 1944 e o torneio extra de 1947, o qual correspondia ao primeiro turno do campeonato de futebol da capital gaúcha.

O time dos industriários, como o apelido diz, era formado por empregados da Indústria A. J. Renner & Cia. Gradim, por exemplo, era operador de máquinas. Os jogadores, assim como funcionários de uma empresa, atuavam cada um em uma posição: o zagueiro Bedeu era alfaiate, os atacantes Medina e Nirinho eram cortadores de tecido, o lateral José trabalhava na contabilidade, enquanto Pedro era vendedor em uma das filiais da companhia. Todos os jogadores, sem exceções, atuavam na magnífica indústria de fiação e tecelagem.

Os treinos do time aconteciam no Estádio Tiradentes após o expediente de trabalho. Gradim, além de comandar o treino tático, também era o preparador físico da equipe. Os jogos aconteciam aos finais de semana. Na “sabatina” (confrontos que aconteciam aos sábados), o treinador e seus pupilos atuavam em jornada dupla. Pela manhã, o trabalho; à tarde, o jogo. Antes o dever, depois o lazer e a gratificante tarefa de alegrar a torcida.

Gradim foi o treinador mais longevo e mais vitorioso da história do time. Foram 7 conquistas ao longo dos 11 anos em que esteve no comando da equipe (1939 a 1949). As vitórias, assim como a simplicidade e a humildade características do técnico, foram marcantes e decisivas para a história do Renner. O operador de máquinas foi o comandante e a alma do time que se profissionalizou e que, mais tarde, conquistou o 4º distrito e toda a cidade de Porto Alegre. Seus feitos foram grandiosos e a sua trajetória entrou para a história. Grande Gradim!

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: