Bem preparados

Jogadores do G. E. Renner e estudantes do Instituto Porto Alegre durante treino físico (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O desempenho do Renner no início do Campeonato Citadino de 1954 deixou claro que o time estava no auge do seu preparo físico, técnico e tático. Após vencer as três primeiras partidas, contra Aimoré, Flamengo (atual Caxias) e Floriano (atual Novo Hamburgo), a equipe chegou embalada para enfrentar o esquadrão do Força e Luz no Estádio Tiradentes.

O primeiro tempo de jogo, no entanto, foi enrascado e, além do 0 a 0 no placar, ficou marcado pela grave contusão sofrida por Ivo Andrade. O meia, irmão mais velho de Ênio Andrade, teve que abandonar a partida após uma disputa de bola. A lesão foi tão grave que trouxe sérias consequências para a continuidade da carreira do inesquecível centro-médio.

Com um a menos, visto que o regulamento da competição não permitia substituições, o esquadrão rennista entrou no segundo tempo de jogo determinado a mostrar que futebol se ganha com bola na rede. E foi assim, sem tomar ciência do time adversário, e esbanjando preparo físico, que o esquadrão de industriários enfileirou 6 gols. Juarez, 4 vezes, Joeci e Pedrinho, uma vez cada. 6 a 0, resultado final.

O condicionamento físico dos jogadores era admirável. Entre os segredos, para que os atletas alcançassem tamanha resistência, estava o uso de campos, quadras e equipamentos do Instituto Porto Alegre (IPA). Além disto, era lá, bem próximo do curso de especialização em Educação Física, que o time rennista se concentrava para as partidas do Campeonato Citadino. O vínculo estabelecido entre o Renner e o centro universitário era tão forte que a Folha Esportiva noticiou assim: “Grêmio Esportivo Renner, filial do IPA ou vice-versa?”.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: