Campeões em festa

Time campeão entra em campo, a torcida, os campeões em carro aberto e o carnaval no centro da capital (Folha da Tarde / Acervo Memorial)

A torcida rennista invadiu o gramado do Waterloo assim que o árbitro apitou o final do jogo contra o Juventude. A inédita conquista do campeonato citadino de 1954, e os nove gols diante do time da serra gaúcha, foi o cenário perfeito para o início de uma gigantesca comemoração.

Após sair do Estádio Tiradentes, os jogadores subiram em um carro aberto que foi seguido por um caminhão, o qual se transformou no primeiro trio elétrico do Rio Grande do Sul. A charanga, comandada pelos novatos campeões, arrastou parte dos 10 mil torcedores presentes naquela tarde de 08 de janeiro de 1955 para as ruas do 4º distrito, transformando-o em um verdadeiro cenário de carnaval. A festa foi tanta que o homem sério que contava dinheiro parou, o faroleiro que contava vantagem parou, e até mesmo a namorada que contava as estrelas parou pra ver, ouvir e dar passagem… à maior comemoração da história do futebol gaúcho.

O cortejo iniciou na Av. Presidente Roosevelt e seguiu para a região central de Porto Alegre. Enquanto passava pelas Avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria e Borges de Medeiros, o cortejo foi animando e conquistando mais foliões para o desfile dos papões de 1954. A alegria era tanta que contagiava a todos, de modo que a multidão foi aumentando exponencialmente, enquanto os foliões se esparramavam pelas ruas de Porto Alegre.

A passagem pela Rua Caldas Júnior, onde ficavam as sedes dos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, foi estratégica para o registro da mais alegre comemoração já vista pelas ruas da cidade. A dispersão, como não poderia deixar de ser, foi na belíssima e ilustre Praça da Alfândega. Um dia inesquecível!

Juarez (4 vezes), Breno (4 vezes) e Ênio Andrade foram os autores dos gols da vitória por 9 a 2 (Acervo Memorial)
Trio elétrico, bateria, trompete e clarins no cortejo carnavalesco que invadiu a Rua Caldas Júnior (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: