Todos os olhares

No dia 24 de julho de 1949, Valdir de Morais, aos 17 anos, fez sua 4ª partida como goleiro da equipe profissional do G. E. Renner. O confronto era válido pelo campeonato citadino e o adversário era o esquadrão do Esporte Clube Cruzeiro. Como todo bom clássico, a partida mobilizou uma multidão de torcedores até o Estádio Tiradentes.

No Waterloo, era comum os torcedores assistirem às partidas do time dos industriários em pé. Afinal, era assim que a torcida garantia uma melhor visibilidade do gramado e possibilitava uma comemoração ainda mais entusiasmada dos gols do Renner.

Nesse confronto contra o E. C. Cruzeiro, 8 mil pessoas assistiram à partida e à bela atuação do jovem e eficiente goleiro Valdir de Morais. Além desses, também acompanharam o jogo, sem pagar pelo ingresso, os vizinhos e moradores do apartamento 301 situado no prédio localizado na Av. Farrapos, número 3737. O condomínio, existente até hoje, foi testemunha ocular da vitória de 3 a 2 do Renner sobre o Cruzeiro naquele dia e, também, de centenas de outros jogos do time mais querido do 4º distrito de Porto Alegre.

Dias após o confronto, Gradim, técnico da equipe profissional do Renner, presenteou Valdir com a fotografia de um lance do confronto contra o time da montanha. No verso, uma dedicatória com, talvez, o mais assertivo elogio já dedicado a Valdir de Morais: “Ao disciplinado Valdir. Gradim”.

A dedicatória que Gradim escreveu no verso da fotografia presenteada a Valdir de Morais (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Na fotografia presenteada: Valdir, Mugica (Cruzeiro), Pedro, Bedeu e, ao fundo, o condomínio que testemunhou a trajetória gloriosa do G. E. Renner (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
A imagem atual do condomínio-testemunha dos maiores feitos do time dos industriários (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

2 comentários em “Todos os olhares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: