
As últimas partidas do Campeonato Metropolitano de Porto Alegre de 1958 foram disputadas apenas no início do ano seguinte. A equipe do Renner, recheada de novos talentos, conquistou um honroso terceiro lugar na competição, ficando atrás apenas do Grêmio (campeão) e do Internacional.
As atenções, após o término do campeonato, se voltaram para o calendário de 1959, que prometia ser repleto de emoções. Três eram os motivos que enchiam a torcida e os jogadores do time do 4º distrito de ansiedade:
- A possibilidade de conquistar o campeonato metropolitano com um plantel de 30 jogadores que estava cada vez mais entrosado e preparado para se sagrar campeão nas categorias de aspirantes e de profissionais;
- A expectativa de uma excursão inédita para a Europa programada para o mês de abril;
- O início dos projetos para a construção da Arena Waterloo na Ilha do Pavão.
A equipe estava entusiasmada quando entrou em campo em Cachoeira do Sul em 07 de março de 1959. Era um amistoso e o adversário era o Guarany Futebol Clube. Com Raul Kinnemann no gol, Zago, Higino e companhia entre os titulares, os jovens do Renner estavam prontos para assumir o protagonismo na equipe. E o confronto daquela noite provou exatamente isso. O jogo foi truncado até que o time encontrou um espaço e deixou Higino livre para marcar, aos 28 minutos do segundo tempo, o gol que desempatou a partida e decretou a vitória do time da capital: 2 a 1. O que os atletas não esperavam era uma notícia que chegaria poucos dias depois… O choque estava iminente.