
Talvez inflamada pela recente conquista brasileira na Copa do Mundo disputada na Suécia, em julho de 1958 começou a ser organizada uma excursão da equipe do Renner por diversos países da Europa. A Folha da Tarde, em 25 de agosto, publicou assim: “Está definitivamente acertada a excursão do G. E. Renner aos campos europeus para abril de 1959. As cidades onde o esquadrão industrial se exibirá serão as seguintes: Lisboa, Madri, Hannover, Dortmund, Elsen, Gelsenkirchen, Munich e Kaiserslautern”.
A intenção da excursão, organizada pelo Sr. Abrahan Haber, era estreitar o relacionamento das Indústrias Renner com empresas europeias e, em especial, as alemãs, muito em função da origem germânica da família Renner. Os confrontos eram com adversários de peso: Benfica, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Bayern de Munich, entre outros. Assim, além de trocas comerciais, a viagem também poderia render um aprendizado valiosíssimo para os jogadores-industriários rennistas.
O Bayern, por exemplo, ainda não era uma grande potência, mas era um time forte e de grande torcida. A equipe alemã era conhecida pela sua disciplina, a qual é mantida até os dias de hoje. O confronto entre o esquadrão do 4º distrito e o time de Munich foi programado para ser disputado no Grünwalder Stadion, sede do Bayern e de muitos jogos da seleção alemã. A partida tinha tudo para ser épica!