Um esquema arrojado

Escalação do Grêmio Esportivo Renner, 1950 – Em pé: Valdir, Vado, José, Pedro, Dutra e Povo Novo; Agachados: Sabiá, Medina, Saladura, Segura e Sadi (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O estilo de liderança de Selviro Rodrigues passou a valer assim que ele assumiu o comando da equipe do Renner. Em parceria com o preparador físico João Calleya, Selviro conduzia os atletas aos seus limites, sempre buscando resistência, velocidade e força. Como resultado, o que se via em campo era um time que voava o tempo inteiro. Não raro, o esquadrão rennista vencia os seus jogos na segunda metade da partida, de virada, com os rivais extenuados no gramado.

Estudioso de esquemas táticos, o Professor Selviro também foi o responsável por implantar no Renner o esquema 4-2-4. Na primeira linha ficavam os dois zagueiros e os dois laterais que, na verdade, eram verdadeiros alas. No meio de campo, posicionava-se um centro médio em frente à área, e também um meia esquerda. Na frente, ficavam quatro atacantes ofensivos, velozes e absolutamente implacáveis.

Os resultados não demoraram a chegar. Ainda no início de 1950, a equipe do 4º distrito participou de um triangular disputado em dois turnos, sempre em campo neutro, com o Grêmio e o Internacional. Após atuações esplendorosas, o Renner saiu campeão do torneio após uma incontestável vitória de 4 a 2 sobre o Grêmio, e um empate com o time colorado em 1 a 1.

Na continuidade do ano, o time dos industriários ainda conquistou o terceiro lugar no Campeonato Citadino de Porto Alegre. O desempenho da equipe estava em nível de excelência. O time dos industriários já era a grande sensação do futebol da capital gaúcha.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: