Reforços na comissão técnica

Jogadores do Grêmio Esportivo Renner em momento de preparação física (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O ano de 1950 começou com novidades no Grêmio Esportivo Renner. Após captar jogadores na várzea, e também o treinador Abílio dos Reis para atuar no time juvenil, Mário Azevedo, o visionário Presidente recém reeleito, passou a buscar outros profissionais para auxiliar no preparo físico e técnico dos atletas do clube. Entre eles, o dirigente encontrou o Professor Selviro Rodrigues.

Selviro era preparador físico e auxiliar de Otto Pedro Bumbel, então treinador da equipe principal do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Formado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (IPA), e com especialização na Faculdade de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Selviro ingressou no Renner com a missão de treinar a equipe profissional e de manter a regularidade do esquadrão rennista.

Para que o time do 4º distrito de Porto Alegre alcançasse os resultados almejados, o Presidente do clube também buscou um valoroso reforço para atuar na área de medicina do esporte. Arnaldo da Costa Filho, médico formado pela Universidade do Rio Grande do Sul (atual UFRGS) e especialista em Medicina Esportiva, foi o nome escolhido para atuar junto ao Professor João Calleya e ao Massagista Jeremias Mello na comissão técnica da equipe.

A partir desse período, o Departamento Médico do Renner passou a ser considerado o melhor e mais moderno de Porto Alegre, em virtude da qualidade da comissão técnica e, também, dos equipamentos utilizados pelos atletas. Entre esses, destacava-se o aparelho de Ultrassonografia, dispositivo que possibilitava o exame e o diagnóstico por imagem, algo absolutamente pioneiro em clubes gaúchos. O time dos industriários estava se preparando para alçar voos ainda maiores… O que será que estava por vir?

Professor Selviro Rodrigues (à esquerda), ao lado dos jogadores Sabiá e Vado (Foto Reprodução / Museu Virtual do Futebol)
Professor João Calleya, preparador físico dos atletas do Grêmio Esportivo Renner (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
O médico Arnaldo da Costa Filho (em pé) e o massagista Jeremias Mello (agachado) (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: