O colecionador de troféus

Os times do Portuário e do G. E. Renner posam para foto em 27/03/1936 – Jogaram pelo G. E. Renner: Osmar, Cabrito (Michelena), Rodolpho, Bruxo, Wieser e Michelena (Nenê), Costinha, Catharina (Antenor), Octávio, Sady e Oscar (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O Grêmio Sportivo dos Empregados da Firma A. J. Renner foi fundado em 27 de julho de 1931 com o objetivo de formalizar a reunião dos colegas que se encontravam para disputar partidas amistosas de futebol. O que os operários não esperavam era que, em uma tarde chuvosa de 1935, A. J. Renner, o capitão das indústrias, fosse assistir a uma dessas partidas e tomasse a decisão que mudaria o destino da agremiação: a criação do Departamento de Esportes Amadores da A. J. Renner & Cia.

A decisão foi pautada, principalmente, pelas (péssimas) condições do terreno baldio em que os atletas estavam jogando naquela tarde. O Departamento de Esportes Amadores nasceu, assim, para organizar a rotina esportiva dos funcionários das indústrias A. J. Renner e para possibilitar melhores condições para práticas esportivas a todos eles.

A construção do Estádio Tiradentes foi uma das primeiras decisões tomada pela comissão que compunha esse Departamento. A novíssima e majestosa sede, inaugurada em 15 de novembro de 1935, encaminhou os operários a um vínculo mais formal com o clube. Além disto, a filiação do esquadrão à Liga Athlética Porto Alegrense (LAPA), ocorrida em 1936, também contribuiu para o amadurecimento do time. E os resultados chegaram rápido.

Em 1936, em seu ano de estreia nos torneios organizados pela LAPA, já com a denominação Grêmio Sportivo Renner, o time foi campeão do Torneio Initium. E foi aí que começou a longa caminhada de vitórias rennistas. Entre 1936 e 1956, o esquadrão conquistou 26 troféus de campeão, entre eles o de Campeão Estadual de 1954, e oito taças de vice-campeão. Sucesso demais!

Os 34 troféus conquistados pelo G. E. Renner no evento comemorativo ao aniversário do clube – 27/07/1956 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Troféu de Campeão Citadino de 1954 – FRGF (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Troféu de Campeão Estadual de 1954 – FRGF (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: