
O Grêmio Sportivo dos Empregados da Firma A. J. Renner foi fundado em 27 de julho de 1931 com o objetivo de formalizar a reunião dos colegas que se encontravam para disputar partidas amistosas de futebol. O que os operários não esperavam era que, em uma tarde chuvosa de 1935, A. J. Renner, o capitão das indústrias, fosse assistir a uma dessas partidas e tomasse a decisão que mudaria o destino da agremiação: a criação do Departamento de Esportes Amadores da A. J. Renner & Cia.
A decisão foi pautada, principalmente, pelas (péssimas) condições do terreno baldio em que os atletas estavam jogando naquela tarde. O Departamento de Esportes Amadores nasceu, assim, para organizar a rotina esportiva dos funcionários das indústrias A. J. Renner e para possibilitar melhores condições para práticas esportivas a todos eles.
A construção do Estádio Tiradentes foi uma das primeiras decisões tomada pela comissão que compunha esse Departamento. A novíssima e majestosa sede, inaugurada em 15 de novembro de 1935, encaminhou os operários a um vínculo mais formal com o clube. Além disto, a filiação do esquadrão à Liga Athlética Porto Alegrense (LAPA), ocorrida em 1936, também contribuiu para o amadurecimento do time. E os resultados chegaram rápido.
Em 1936, em seu ano de estreia nos torneios organizados pela LAPA, já com a denominação Grêmio Sportivo Renner, o time foi campeão do Torneio Initium. E foi aí que começou a longa caminhada de vitórias rennistas. Entre 1936 e 1956, o esquadrão conquistou 26 troféus de campeão, entre eles o de Campeão Estadual de 1954, e oito taças de vice-campeão. Sucesso demais!






Acompanhei boa parte da vida do Renner, pois sou de 1941. Em 1956, vários dos seus atletas integraram a Seleção Gaúcha que representou o Brasil no Pan-Americano da Costa Rica, sagrando-se campeã. Uma bela história.
CurtirCurtido por 1 pessoa