A derrota e a reviravolta

Grêmio Esportivo Renner, 1950 – Em pé: Valdir, Vado, José, Pedro, Cabano e Povo Novo; Agachados: Sabiá, Medina, Segura, Saladura e Sady (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Em março de 1950, o Torneio Triangular de Porto Alegre foi a primeira competição que G. E. Renner disputou após o retorno de Gradim ao comando do time (o treinador ficou 3 meses afastado em virtude de uma enfermidade). A competição contou com a participação do Grêmio, do Internacional e do Renner, os três melhores colocados no campeonato citadino do ano anterior. Os jogos, disputados sempre em campo neutro, apresentaram um nível técnico altíssimo.

O time do 4º distrito não iniciou bem a competição. A derrota para o time do Grêmio pelo placar de 4 a 2 deu um banho de água fria nos jogadores rennistas, que esperavam iniciar o torneio atropelando. Gradim, no entanto, não se abateu e permaneceu confiante de que a equipe iria decolar nos jogos subsequentes. Acreditando na confiança do técnico, os jogadores rennistas entraram na segunda partida dispostos a manter a equipe viva no torneio. E não é que o time conseguiu? Com uma vitória por 2 a 1 contra a equipe do Internacional, o esquadrão rennista assegurou que chegaria vivo no segundo turno da competição.

A segunda partida contra o time do Grêmio, no início do segundo turno, tinha ares de revanche. A derrota na estreia da competição ainda estava entalada e os jogadores rennistas estavam determinados a vencer. Mais concentrados, os industriários entraram no gramado e não tiveram dificuldades para devolver o placar de 4 a 2 contra o time gremista.

No último jogo, o esquadrão do Renner entrou em campo precisando de um empate para se sagrar campeão do torneio. E foi assim, sem maiores sustos, que o Renner, jogando no gremista Estádio da Baixada, empatou com o Internacional em 1 a 1 e se sagrou campeão do Torneio Triangular de Porto Alegre de 1950.

Antônio Bittencourt, o Gradim – treinador do G. E. Renner e tecelão das Indústrias A. J. Renner & Cia que conquistou 7 títulos como técnico do time dos industriários (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: