O casarão da Casemiro

Gago, Juarez, Ivo Medeiros, Bonzo, Ênio Andrade, Orlando, Valdir, Olávio e o auxiliar técnico Ivo Andrade encostados no muro da fachada do Casarão da Casemiro em 12/novembro/1955 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

A conquista do campeonato gaúcho de 1954 pelo G. E. Renner foi o resultado de uma conjunção de fatores. Entre eles, está a absoluta concentração do esquadrão rennista promovida por Selviro Rodrigues, seu visionário técnico. Para promover tamanho empenho, Selviro organizava orquestradas concentrações nos dias anteriores aos jogos, onde o lazer, o descanso e a alimentação dos atletas eram rigorosamente controlados.

A infraestrutura do Instituto Porto Alegre (IPA) foi utilizada diversas vezes como concentração para o time do 4º distrito durante a vitoriosa campanha de 1954. A satisfação com o espaço do Instituto foi tamanha que a diretoria rennista optou por investir na compra de um casarão na rua Casemiro de Abreu, 908, a menos de 100 metros do Instituto especializado em Educação Física. A intenção era proporcionar melhores condições de hospedagem aos atletas, que utilizavam, até então, o alojamento para estudantes da instituição parceira.

A inauguração do casarão da Casemiro em março de 1955 foi um sucesso. Com a casa nova, e também com toda a infraestrutura fornecida pelo IPA, com campo de futebol, pista atlética, sala de equipamentos e ginásio de esportes, o Renner estava pronto para novas conquistas.

Selviro Rodrigues, o técnico que também era Professor e Diretor do IPA, manteve a preparação física e técnica dos jogadores em nível espetacular. O Renner era a grande sensação do futebol gaúcho.

O casarão da rua Casemiro de Abreu, 908 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Valdir em momento de desconcentração com alunos do IPA (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: