Juarez Lemos, o Tanque

Juarez no alto, durante a partida Grêmio x Renner, disputada em 25 de novembro de 1956 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Juarez Lemos nasceu em 01 de maio de 1931, na cidade de Taquara (RS), terra de craques como Júlio Petersen, Oswaldo Brandão, Sérgio Moacir e Hélio Pires. Apaixonado por futebol, o jovem iniciou sua carreira em 1945 no tradicional S. C. Taquarense, onde permaneceu até 1949. Em 1950, Juarez se profissionalizou e passou a jogar como centroavante do E. C. Floriano (atual E. C. Novo Hamburgo).

Sempre incansável, não demorou para Juarez se destacar no time do Vale do Sinos. Sua garra e empenho chamaram a atenção da diretoria do G. E. Renner, que o contratou para a temporada de 1951. No time da capital gaúcha, seu contrato foi renovado diversas vezes. Juarez fez por merecer. Afinal, foi no time dos industriários que ele entrou para a história como um dos maiores centroavantes que o Rio Grande do Sul já assistiu.

Goleador nato, Juarez marcou uma geração. Muitos gols rennistas tiveram a sua assinatura. Goleador do campeonato de 1954, o centroavante foi peça decisiva no maior título da história do G. E. Renner. Em seguida, exaltando sua grande fase, Juarez foi convocado para compor a seleção gaúcha de futebol que disputou o campeonato brasileiro de seleções, em 1955.

No final do ano de 1958, o já experiente artilheiro foi contratado pelo G. E. Bagé. Em 1959, Juarez voltou a jogar pelo Floriano, onde encerrou sua carreira no mesmo ano.

Maior goleador da história do G. E. Renner, Juarez também entrou para a história por ter sido o artilheiro do Campeonato Citadino de Porto Alegre por quatro vezes consecutivas. Um craque que nasceu para bater recordes: entre 1953 e 1956, o centroavante marcou 78 gols em 59 jogos, alcançando a maravilhosa média de 1,32 gols por partida. O Tanque atropelava quem o desafiava, era implacável.

Juarez Lemos vestiu a camiseta da Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Seleções de 1955 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Juarez Lemos, o Tanque (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: