Rennistas em festa

Pira Tiradentes é inaugurada no Estádio Tiradentes em 07 de setembro de 1945 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

As datas comemorativas fazem parte da história do G. E. Renner. Tamanho vínculo se deve ao hábito da diretoria do clube de utilizar os feriados regionais e nacionais para promover jogos e eventos comemorativos. O primeiro deles foi a inauguração do estádio do time, a qual ocorreu em um ensolarado 15 de novembro de 1935. Naquela tarde, um grande público prestigiou a partida amistosa que ocorreu entre o G. E. Renner e o tradicional esquadrão do S. C. Taquarense.

A partir do ano seguinte, a data de 1º de maio, Dia do Trabalhador, passou a ser mais um dia emblemático na rotina rennista. Entre 1936 e 1944, período em que o G. E. Renner disputou o campeonato amador de Porto Alegre, foram promovidos, anualmente, grandes eventos comemorativos. Os trabalhadores e suas conquistas eram o centro das atenções nesses dias festivos.

Em 1943, no feriado gaúcho do dia 20 de setembro, que rememora a data de início da Revolução Farroupilha, mais um evento simbólico foi realizado nas dependências do estádio rennista: a inauguração do pavilhão social, o qual foi denominado “Bento Gonçalves”, em homenagem ao comandante da revolução ocorrida no Rio Grande do Sul.

Em 1945, ano em que o G. E. Renner passou a competir na divisão principal do campeonato de futebol de Porto Alegre, o estádio foi finalmente batizado: Estádio Tiradentes. Tal evento ocorreu em mais uma data comemorativa, o feriado de 21 de abril, o qual relembra a data de falecimento do dentista, ativista político e mártir da inconfidência mineira, Tiradentes. Tal data, assim como a de 1º de maio, passou a ser dia de grandes eventos nas dependências do clube.

Ainda em 1945, em 07 de setembro, feriado comemorativo à independência do Brasil, foi inaugurada a Pira Tiradentes, a primeira a iluminar um clube esportivo no estado. Para festejar tal novidade, ocorreram desfiles e apresentação dos grupos orfeônicos das escolas públicas do 4º distrito de Porto Alegre. A festa foi patrocinada pela Liga de Defesa Nacional e contou ainda com a presença de distintas agremiações co-irmãs como Neugebauer F.C., Fiateci F.C., Sociedade de Ginástica Navegantes São João, E. C. Avenida e G. E. Gerdau. A festa foi grande!

Grupos orfeônicos do 4o distrito de Porto Alegre se apresentam no Estádio Tiradentes (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
Desfile das escolas públicas do 4o distrito de Porto Alegre na semana da pátria de 1945 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: