As caixinhas dos campeões

Nos anos 50, existiu uma febre que atingiu a milhares de pessoas: a de colecionar caixinhas de fósforos. Essa febre atingiu também a torcedores de diversos times brasileiros, inclusive àqueles que torciam para o G. E. Renner.

Normalmente as caixinhas de fósforos eram produzidas para serem distribuídas como item de propaganda de hotéis, cafeterias, restaurantes, lojas de autopeças e comércio em geral. Com o passar dos anos, os comerciantes perceberam que, além de promover a sua loja em uma das faces das caixinhas, informando endereço e telefone, eles poderiam utilizar a outra face para estampar diferentes elementos.

Foi nessa época que foram lançadas as coleções de caixinhas de fósforos de estados, países, jogadores e times de futebol. Assim, a cada venda, ao entregar uma caixinha, o comerciante convidava o cliente a retornar outras vezes. Afinal, a fidelização do cliente à loja poderia render a reunião completa das caixinhas de fósforos de uma determinada coleção. As caixinhas eram produzidas em São Paulo/SP pela “KIC – Fósforos de Segurança”, mas isso não impedia que rapidamente elas se espalhassem pelo país.

O departamento de marketing das Indústrias A. J. Renner & Cia, atento à febre das caixinhas de fósforos que atingia jovens, adultos e idosos, decidiu lançar uma coleção comemorativa de caixinhas para celebrar a conquista do campeonato gaúcho de 1954 pelo G. E. Renner. Nessa coleção, cada caixinha foi ilustrada com a imagem de um dos craques do time dos industriários, ou de seu treinador, o Prof. Selviro Rodrigues. E não é que a coleção foi o maior sucesso? Diversas caixinhas foram distribuídas em Porto Alegre, e também em todo o Estado, através dos diversos revendedores Renner.

Na época do lançamento das caixinhas de fósforos com as imagens dos jogadores do G. E. Renner, o time estava no auge e o marketing alcançado com o auxílio das caixinhas levou os craques aos mais diversos cantos do Rio Grande do Sul. O time já não se restringia às suas atividades em campo, ele estava incendiando nas casas de milhares de gaúchos também.

Coleção de caixinhas de fósforos alusivas ao título do campeonato gaúcho de 1954 (Foto Reprodução /Acervo Memorial)
Coleção de caixinhas de fósforos alusivas ao título do campeonato gaúcho de 1954 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
No detalhe, a caixinha de fósforos de Ênio Andrade, o meia esquerda do time campeão (Foto Reprodução / Acervo Memorial)
No detalhe, a lembrança de que o G. E. Renner foi campeão invicto do campeonato de 1954 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

2 comentários em “As caixinhas dos campeões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: