Volta por cima

Operários chegam à A. J. Renner durante a enchente que ocorreu em Porto Alegre em 1941 (Foto Reprodução / A. J. Renner – um capitão da indústria)

Há 80 anos, em 1941, Porto Alegre registrou a maior enchente de sua história. Entre os meses de abril e maio daquele ano, o nível do Guaíba alcançou a cota de 4,76 metros, onde tradicionalmente se registra apenas 1. O centro da cidade ficou embaixo d’água, assim como o 4º distrito e o bairro Navegantes – região onde ficavam as Indústrias A. J. Renner & Cia e também a sede do glorioso time dos industriários.

Todas as operações das Indústrias foram paralisadas, as águas tomaram conta de todos os espaços de trabalho. Os atletas do G. E. Renner, os quais também eram operadores das fábricas, foram mais uma vez decisivos: junto a seus colegas, eles auxiliaram a remover e a salvar dezenas de máquinas e equipamentos de produção. Gradim, o treinador do time que operava um dos teares, também estava nesse mutirão. Mesmo com tanto envolvimento, os danos e prejuízos às Indústrias Renner foram enormes.

Os jogadores-operários voltaram aos seus postos de trabalho assim que as águas retornaram ao Guaíba. O campeonato de futebol amador recomeçou em seguida. A necessidade de retornar à vida normal era urgente para os atletas, assim como para todos os Porto Alegrenses. Com persistência e determinação, os craques auxiliaram a recolocar as engrenagens da A. J. Renner nos eixos. Com o time de futebol não foi diferente. A conquista do tetra-campeonato amador daquele ano, poucos meses após a fatídica e inesquecível enchente, foi a prova de que o time estava unido e determinado a superar todas as dificuldades que aparecessem em seu caminho.

Gradim em suas atividades de trabalho: operador de tear e treinador (Foto montagem / Acervo Memorial)
A. J. Renner alagada pela enchente que assolou Porto Alegre em 1941 (Foto Reprodução / A. J. Renner – um capitão da indústria)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: