Ênio, o gênio

Ênio Andrade, o gênio (Imagem cedida por @iconicosdofut)

Ênio Andrade nasceu em Porto Alegre no dia 31 de janeiro de 1928. Como muitos de sua geração, começou a jogar futebol na várzea, com a camiseta do Marquês do Alegrete. Suas primeiras oportunidades entre os profissionais foram no São José e no Internacional. Em 1951, Ênio foi contratado pelo G. E. Renner, time em que se afirmou no futebol e colecionou títulos. Nesse período, suas principais conquistas foram o campeonato citadino de Porto Alegre de 1954 e o campeonato gaúcho do mesmo ano. Pouco depois, em 1956, Ênio Andrade conquistou ainda o campeonato Pan-Americano de futebol do México, com a seleção brasileira.

Sua visão de jogo e sua habilidade nas bolas paradas eram os seus grandes trunfos. Ênio Andrade era o mentor da equipe, colocava a bola aonde ele queria. Os demais jogadores orbitavam ao redor de sua inteligência e categoria. Ênio foi um dos maiores responsáveis pelo sucesso do G. E. Renner durante os anos 50. Em 1958, Ênio Andrade foi contratado pelo Palmeiras, time em que foi campeão paulista em 1959 e brasileiro em 1960. Após a passagem pelo time paulista, Ênio jogou ainda pelo Náutico e novamente pelo São José, onde encerrou sua carreira como jogador de futebol.

A trajetória de Ênio Andrade como treinador foi ainda mais vitoriosa. Entre suas conquistas estão três campeonatos brasileiros, com Internacional (1979), Grêmio (1981) e Coritiba (1985). Ênio teve ainda passagens gloriosas pelo Santa Cruz, Náutico e Cruzeiro, onde conquistou, entre outros troféus, a Supercopa Libertadores (1991). O olhar estratégico o acompanhou ao longo de toda a sua vida. Em janeiro de 1997, Ênio Andrade nos deixou e entrou para o seleto rol dos treinadores que deixaram saudade.

+

Arte incrível do maravilhoso acervo do @iconicosdofut. Parabéns pelo trabalho!

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: