O Botafogo anulado

Selviro Rodrigues e João Saldanha, os comandantes de Renner e Botafogo em abril de 1958 (Foto montagem / Acervo Memorial)

Em uma fria noite de abril de 1958, a equipe do G. E. Renner foi ao Estádio dos Eucaliptos enfrentar o time do Botafogo (RJ). A partida fazia parte do Festival Colorado de Futebol, torneio organizado para comemorar o aniversário de 49 anos do Internacional. Mesmo sendo um confronto festivo, Selviro Rodrigues preparou seus pupilos recém egressos dos juvenis para vencer o badalado time comandado por João Saldanha. E o que se viu em campo foi um verdeiro show de bola rennista.

Com disposição para mostrar a que vieram, os jovens craques esbanjaram habilidade. Destemidos, os garotos dominaram o meio de campo e promoveram um verdadeiro bombardeio na goleira botafoguense. Os grandes destaques foram Nilo, que marcou duas vezes, Cláudio, que marcou uma vez, Pedrinho, Ênio Souza e Wilson. Na defesa, a dupla de zaga Luiz Luz e Raul Puccio também teve uma atuação irreparável, assim como o centro-médio Gago e os laterais Bonzo e Dilson. Paulinho, Quarentinha e Edison, os craques botafoguenses, não tiveram chances. O resultado final (3 a 0) foi a prova da superioridade do time do 4º distrito porto alegrense.

A Folha Esportiva, no dia seguinte, noticiou que a defesa rennista “não deu sopa” para o Botafogo. O duelo entre os técnicos Selviro Rodrigues e João Saldanha foi vencido pelo treinador gaúcho. O esquema 4-2-4, que previa uma defesa segura, o domínio do meio de campo e um ataque com muitos chutes a gol, foi o grande trunfo. A goleada poderia ter sido ainda maior, não fosse a atuação espetacular de Adalberto, o lendário goleiro botafoguense.

Assim que o árbitro apitou o final da partida, João Saldanha, sem cerimônias, se manifestou e assim resumiu o confronto: “Foi justo o resultado de 3 a 0. O Renner, com ótimo preparo físico, mereceu ganhar. Não há elemento para destacar. Toda vez que há nitidez, superioridade coletiva, se torna impossível destacar uma atuação individual”. Os jovens talentos rennistas estavam todos de parabéns.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: