Os fantasmas da área

Luiz Luz, o filho, e Luiz Luz, o pai: os fantasmas da área (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Luiz Fernando da Luz iniciou sua carreira no futebol nas divisões de base do G. E. Renner. Sempre disciplinado, o jovem zagueiro não demorou para ser notado entre a garotada. Fez sua estreia entre os profissionais em 1957, ano em que foi alçada uma série de garotos para o time principal. Nessa época, a torcida, assim como toda a imprensa, estava de olho nos “brotos do Selviro”, o ilustre treinador do time dos industriários. A escalação era quase sempre assim: Henrique (Raul Kinnemann), Bonzo, Luiz Luz, Raul Puccio (Alduíno) e Dilson; Gago, Raimundo e Vilson (Osquinha); Pedrinho, Ênio Souza (Higino) e Cláudio.

Luiz Luz jogou pelo G. E. Renner até o encerramento das atividades do clube. Depois disso, jogou ainda pelo Internacional, pelo São José e pelo Floriano (atual Novo Hamburgo). Selviro Rodrigues sempre foi seu técnico preferido, em função da capacidade do treinador de organizar esquemas táticos e preparar fisicamente os jogadores. Seu maior ídolo era seu pai.

Luiz dos Santos Luz, seu pai, também foi um zagueiro espetacular. Jogou no Americano, no Grêmio e no Penãrol. Foi ainda o único jogador gaúcho convocado para representar a seleção brasileira na Copa do Mundo disputada na Suíça em 1934. Luiz Luz pai, assim como o filho, era um zagueiro completo, que aliava técnica, garra e uma capacidade espetacular de desarmar silenciosamente seus adversários, a qual lhe rendeu o apelido de “fantasma da área”.

Luiz Luz, o filho, herdou do seu pai virtudes como a determinação, a capacidade de desarme e de se posicionar em campo. A genética é forte. E na família Luz não foi diferente: filho de “fantasma da área” … “fantasminha da área” é!

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: