
Muito do êxito que o G. E. Renner alcançou em sua curta trajetória se deve à preparação física dos jogadores. O que explica tamanho desempenho é a parceria que foi estabelecida entre o time dos industriários e o Instituto Porto Alegre (atual Centro Universitário Metodista IPA).
O IPA, nos anos 40, era considerado a escola de segundo grau com as “melhores dependências esportivas” do Brasil. A alcunha, que elevava a notoriedade da instituição, era absolutamente justa. Afinal, as dependências do Instituto eram de vanguarda e apresentavam, entre diversos elementos importantes para a educação física, pista atlética, quadras, campos de futebol e alojamentos.
Os atletas-industriários foram os grandes beneficiários da parceria que se estabeleceu entre o clube do 4º distrito e o Instituto. Tal parceria foi proporcionada, fundamentalmente, por Selviro Rodrigues, treinador do time dos industriários que era, concomitantemente, entre 1950 e 1959, Professor de Educação Física e Diretor do IPA.
Selviro formou-se no curso de Educação Física da URGS e se especializou na Escola Superior de Educação Física do Exército/RJ. Era visto como um grande pesquisador da área esportiva. Seu perfil observador contribuiu decisivamente para o desempenho que o time dos industriários alcançou e, também, para a excelência na área de educação esportiva atingida pelo IPA.
Em 1950, assim que passou a treinar o time dos industriários, Selviro Rodrigues, além de dar prosseguimento às atividades de preparação física implantadas por Gradim, seu antecessor no comando dos atletas, comandou a implantação dos seguintes princípios:
- Preparação corporal com profissionais formados em Educação Física
- Concentração em ambientes adequados para o descanso dos atletas
- Alimentação balanceada
- Preparação tática racional
- Departamento médico especializado em medicina esportiva
- Preparação técnica intensa
Os resultados alcançados pelo time dos industriários comprovam que os princípios estabelecidos por Selviro eram lógicos. A parceria clube-escola foi absolutamente vitoriosa e os ensinamentos de Selviro Rodrigues foram basilares para o desenvolvimento da área de futebol e treinamento no País.