Inauguração é festa

A. J. Renner inaugura o Estádio Tiradentes em 15 de novembro de 1935 (Foto Reprodução / Acervo Memorial – contribuição de Douglas Rambor)

O primeiro campo utilizado pelos funcionários da A. J. Renner & Cia ficava ao lado de um dos pavilhões da indústria de fiação e tecelagem. Esse terreno, no entanto, perdeu prestígio quando o clube inaugurou o Estádio Tiradentes em 15 de novembro de 1935.

As festividades de inauguração do estádio localizado na esquina da Av. Sertório com a Av. Eduardo (atual Presidente Roosevelt) se estenderam ao longo de dois dias. No primeiro deles, A. J. Renner cortou a fita e decretou inaugurado o novo campo do Grêmio Esportivo Renner. Após a cerimônia ocorreram os primeiros confrontos realizados no estádio: na preliminar, o Grêmio Esportivo União venceu o Fiateci Futebol Clube por 4 a 3. Na principal, o Renner saiu vitorioso após derrubar a equipe do Taquarense Futebol Clube por 5 a 4.

No segundo dia de festividades ocorreu o baile de inauguração. O evento, realizado na sede social do clube (junto ao Sport Clube Navegantes), reuniu associados e membros da comunidade do 4º distrito para comemorar o mais novo espaço de integração social da região, o qual tinha capacidade para reunir até 3 mil pessoas simultaneamente.

Além da função social que o Estádio Tiradentes tinha para esse distrito de Porto Alegre, a arena rennista também foi fundamental para o fortalecimento do time e para o entrosamento dos jogadores. Posteriormente, foi ali que a equipe obteve suas primeiras conquistas e, também, cinco títulos consecutivos na categoria de futebol amador (1938-1942). Era o início de uma trajetória de memoráveis conquistas.

G. E. Renner em sua primeira partida no Estádio Tiradentes (Foto Reprodução / Acervo Memorial – contribuição de Douglas Rambor)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: