Passaporte carimbado

G. E. Renner no Estádio Centenário de Montevideo, 1955 – Em pé: Dr. Costa Filho, Valdir, Orlando, Bonzo, Léo, Olávio, Paulistinha, Luiz Carlos, Gago, Ivo Medeiros e Prof. Selviro Rodrigues. Agachados: Pedrinho, Breno, Juarez, Ênio Andrade, Joeci, Ivo Costa e o Massagista Ataíde Carvalho (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

A estreia do Renner em gramados estrangeiros ocorreu em um amistoso realizado no dia 18 de maio de 1955. O adversário do intrépido esquadrão rennista foi a equipe do Nacional e o palco foi o grandioso Estádio Centenário de Montevideo, o qual havia sido erguido com a honrosa missão de sediar a Copa do Mundo de 1930.

O time do 4º distrito entrou em campo com a bandeira uruguaia em mãos. No gramado, no entanto, o que se viu foi um domínio e um poder de conjunto absolutamente brasileiros. Juarez e Breno estavam particularmente inspirados. Em jogada individual, esbanjando habilidade, Breno chegou inclusive a abrir o marcador. Mas o golaço foi anulado e o motivo é até hoje desconhecido… Minutos depois, em um contra-ataque, após um cruzamento certeiro, o time uruguaio abriu o placar com um gol de cabeça do estreante Caraballo. A bola voou para o ângulo esquerdo da baliza rennista, sem chances pro goleiro Valdir.

No segundo tempo, em mais um perigoso ataque do time gaúcho, Joeci foi derrubado na lateral do campo, bem na entrada da área. Era uma falta melhor do que um escanteio. Após segundos de concentração, o mesmo Joeci realizou a cobrança. A bola encobriu os zagueiros e, no momento em que se aproximava da goleira adversária para igualar o marcador, o zagueiro uruguaio Gambetta pulou com o braço direito aberto, sorrateiramente desviando a bola para escanteio. Pênalti claro que o míope (ou mal-intencionado) árbitro Washington Rodriguez não marcou.

Resultado final: banho de bola rennista, goleiro uruguaio eleito melhor em campo, o marcador assinalando Nacional 1, Renner 0 e a conclusão de que, realmente, o futebol nem sempre é justo, sobretudo quando se joga também contra o juiz.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: