
Depois de conquistar o campeonato estadual, toda a invicta equipe do Grêmio Esportivo Renner foi convocada para representar a seleção gaúcha no Campeonato Brasileiro de Seleções, inclusive o seu treinador. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, havia começado em 1954, mas fora interrompida em função da preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da Suíça disputada naquele ano. Com isso, os jogos finais do Campeonato foram realizados apenas em fevereiro e março de 1955.
Os rennistas, com a confiança lá em cima, assumiram as cores da camiseta do Rio Grande do Sul na fase de quartas de final da competição. Tal etapa previa dois jogos para decidir qual seleção se classificaria para a próxima fase. O primeiro adversário foi a seleção do Ceará, a qual não ofereceu grande resistência ao determinado time gaúcho. Resultado: 2 a 0 para a seleção gaúcha no primeiro confronto, e 6 a 2 para os gaúchos na segunda partida.
Na semifinal, o adversário era a temida seleção paulista, de Gilmar, Djalma Santos e Baltazar. No primeiro jogo quem abriu o marcador foram os paulistas. Em seguida, no entanto, Juarez foi derrubado dentro da área. Pênalti. Ênio Andrade se prontificou para bater. Dois passos para trás, olhar fixo no gol. Sem correr, com um chute seco, o meia cobrou a penalidade e a bola voou para o ângulo esquerdo do goleiro Gilmar. 1 a 1.
O segundo e decisivo jogo, marcado para o Estádio Pacaembú, infelizmente não foi bom para a destemida equipe gaúcha. Após sair perdendo e conseguir o empate, o esquadrão gaúcho sofreu o segundo gol e, em seguida, quando estava prestes a empatar a partida novamente, sofreu o terceiro, este em claro impedimento. Pra completar, o árbitro Mário Viana ainda expulsou Léo, em um lance em que o meia merecia no máximo uma advertência. A seleção gaúcha ainda marcou mais um, mas o quarto gol dos paulistas eliminou de vez os gaúchos da competição. 4 a 2, resultado final.


Assisti essa partida realizada no Estádio Olímpico. Atuação soberba de Gilmar e Helvio pelos paulistas evitando a vitoria dos gaúchos. Gol de pênalti na goleira do cemitério.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que maravilha!
CurtirCurtir