Dr. Arnaldo, 99 anos

Dr. Arnaldo da Costa Filho e a bandeira do glorioso G. E. Renner (Foto montagem / Acervo Memorial)

Dr. Arnaldo José da Costa Filho entrou para a história do futebol gaúcho por ser o primeiro médico especializado em medicina esportiva do estado do Rio Grande do Sul. Seu trabalho no G. E. Renner marcou uma geração e é lembrado até hoje pelos saudosos torcedores do time.

Nascido em 29 de setembro de 1922, Dr. Arnaldo completa hoje 99 anos de idade. Sua trajetória é marcada por coragem, pioneirismo e inovação. Graduado em Medicina (URGS, 1947), com especialidade em Traumatologia e Ortopedia – Medicina do trabalho e Fisiatria, Dr. Arnaldo foi aluno da primeira turma do curso de especialização em “Medicina aplicada à Educação Física e ao Desporto” promovido pela Escola de Educação Física da URGS.

Ainda enquanto aluno do curso de especialização, Dr. Arnaldo foi apresentado à Mário Azevedo, presidente do time que mais crescia em Porto Alegre naquela época: o G. E. Renner. A intenção de Mário Azevedo era convidar Dr. Arnaldo para compor o Departamento de Futebol do time, o qual, em meados de 1949, estava passando por intensa modificação. O objetivo era profissionalizar o futebol e qualificar o quadro de funcionários do clube.

Sem pestanejar, Dr. Arnaldo aceitou o cargo que modificou a história dos Departamentos Médicos dos times de futebol do Rio Grande do Sul. Em um cargo absolutamente novo no cenário gaúcho, o médico rennista revolucionou as atividades de atendimento aos atletas. Em uma época em que as substituições não eram permitidas, nem mesmo por graves lesões, Dr. Arnaldo foi o primeiro a levar os jogadores para o vestiário para que esses pudessem receber suturas e retornar ao gramado.

Além da atuação exemplar ao lado do campo de jogo, Dr. Arnaldo ficou lembrado por equipar as dependências do G. E. Renner com novíssimos equipamentos de ultrassom. O G. E. Renner foi o primeiro clube gaúcho a contar com um equipamento desse tipo. Inúmeros jogadores, inclusive da dupla Grenal, foram atendidos pelo Dr. Arnaldo nesse período.

Junto com Mário Azevedo, o presidente do clube, e Selviro Rodrigues, o técnico do time campeão de 1954, Dr. Arnaldo compôs o trio de ferro que levou o G. E. Renner às suas maiores conquistas. Merece todos os aplausos e referências!

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: