
Em 20 de maio de 1951, no encerramento do 1º turno do Campeonato Citadino, o G. E. Renner tornou-se campeão do Torneio Extra de Porto Alegre. Nesse dia, ao golear o esquadrão do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em pleno estádio do adversário, a equipe rennista mostrou que estava vivendo tempos áureos.
A manchete da Folha Esportiva enalteceu o time dos industriários, que vinha conquistando a cada dia mais admiradores: “O Renner provou possuir, no momento, a mais positiva vanguarda da Capital, abatendo o Grêmio pelo escore de 4 x 1”.
A conquista do Torneio, o qual correspondia ao 1º turno do Campeonato Citadino, e também o elástico resultado, mostraram que o time rennista estava pronto para enfileirar conquistas. O técnico Selviro Rodrigues, ao conquistar seu primeiro troféu como treinador da equipe profissional do Renner, estava confiante e recebendo total apoio da diretoria do clube.
A atuação do árbitro Júlio Petersen também foi digna de nota neste confronto. O ex-goleiro foi vaiado do início ao final da partida pela torcida tricolor, seu antigo clube, mas isso não atrapalhou seu desempenho. Mesmo pressionado por ambas as equipes, Petersen conseguiu se manter isento e longe de polêmicas nos 90 minutos da partida.
Ao final do jogo, os mais contentes na equipe rennista eram os goleadores daquela tarde de domingo. Sadi (2 vezes), Saladura e Medina foram os craques que balançaram as redes da equipe gremista e garantiram o troféu para o time navegantino. Com méritos, campeão!
