Ídolos rennistas

“Ídolos do futebol brasileiro” foi um álbum de figurinhas publicado pela Casa Editora Vecchi com a intenção reunir, em um único volume, todos os craques em atividade nos principais clubes do país. Atletas e treinadores gaúchos, de Renner, Grêmio, Internacional e Cruzeiro (RS) foram apresentados, juntamente a jogadores de Botafogo, Santos, Palmeiras, Vasco e muitos outros esquadrões brasileiros. O objetivo da coleção era contar de onde vieram, como surgiram e que caminhos percorreram os jogadores até o ano de 1955.

O trabalho desenvolvido para a elaboração da obra foi destacado em sua página de apresentação: “Para confeccioná-lo e torná-lo o mais completo possível, a Casa Editôra Vecchi Ltda não poupou esforços, não mediu dificuldades, mandando agentes seus a tôdas as regiões do país para entrevistar jogadores e côlher tôdas as informações necessárias a uma publicação de tal vulto”.

No álbum, a figurinha de cada jogador era acompanhada por um breve resumo de sua vida pessoal e profissional. Pedrinho, Breno e Juarez foram apresentados assim:

Pedrinho (Pedro Paulo Goulart) (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

PEDRINHO (Pedro Paulo Goulart). Ponta-dir. Nasceu em P. Alegre, em 29-6-928; casado; 1,73m de altura. Surgiu no Independente F. C. em 1945, jogando depois no São José, onde se fêz profissional em 1947, no Grêmio Pôrto Alegrense e, desde 952, no Renner. Campeão de 954 da Capital e do Estado e vice de 948 pelo S. José. Integrou a seleção gaúcha em 1955.

Breno Mello (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

BRENO Higino de Melo. Meia-deireita. Nasceu em P. Alegre, em 7-9-931; casado; 1,78m de altura. Surgiu no Aimoré da várzea de S. João em 1947, jogando depois no São José até 1952 e, desde 1953, no Renner. Campeão de 1954 da Capital e do Estado e integrante da seleção gaúcha de 1955.

Juarez Lemos (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

JUAREZ Andrade Lemos. Centroavante. Nasceu em Taquara (R. G. S.), em 25-1-931; solt.; 1,78m de alt. Surgiu no Taquarense em 45, fêz-se profissional em 50 no Floriano de N. Hamburgo e está no Renner desde 51. Campeão de Taquara em 47/48, de N. Hamburgo em 50, e da Capital e do Est. Em 54. Integrou a seleção gaúcha em 54/55. Artilheiro do campeonato de 54.

Só craques, né?

Grêmio Esportivo Renner, de Porto Alegre (Imagem Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)
Capa do álbum “Ídolos do futebol brasileiro” (Imagem Reprodução / Casa Editora Vecchi)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: