Craques dos gramados

Grêmio Esportivo Renner, de Porto Alegre (Imagem Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

“Em cada torcedor há sempre um grande desejo de saber de onde vieram os seus ídolos ou os craques de outros Estados, como surgiram, que caminhos percorreram, no vasto mundo esportivo do Brasil até chegarem à sua atual situação, e um não menor desejo de tê-los diante dos olhos com as cores do clube a que pertencem”.

Foi assim que a Casa Editora Vecchi apresentou o álbum “Ídolos do futebol brasileiro”. Publicado entre os anos de 1955 e 1956, o objetivo da publicação era divulgar os ídolos que atuavam nos principais clubes do País, como Renner, Grêmio, Internacional, Botafogo, Vasco, Palmeiras e Santos.

No álbum, a figurinha de cada jogador era acompanhada por um breve resumo de sua vida pessoal e profissional. Bonzo, Ivo Andrade e Olávio foram apresentados assim:

Bonzo (Edgar A. Fagundes) (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

BONZO (Edgar A. Fagundes). Médio-direito. Nasceu em P. Alegre, em 23-4-931; solteiro; 1,79m de altura. Surgiu no Força e Luz em 1948, onde se fêz profissional em 1950, indo em 1952 para o Renner. Campeão de 954 da Capital e do Estado, vice de 952/53, campeão do Torneio Início de 949. Integrou a seleção gaúcha de 1955.

.

Ivo Andrade (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

IVO ANDRADE (Ivo Vargas de Andrade). Centromédio. Nasceu em P. Alegre, em 16-1-924; casado; 1,72m de alt. Surgiu no Marquês de Alegrete (2ª div.) em 942, jogando depois no Grêmio, no São José, onde se tornou profissional e, desde 951, no Renner. Campeão de 54 da Capital e do Estado, vice da Capital em 48 pelo S. José e em 52/53 pelo Renner. Foi da seleção gaúcha de 54.

.

Olávio da Mota (Foto Reprodução / Ídolos do futebol brasileiro)

OLÁVIO Firmino da Mota. Médio-esquerdo. Nasceu em P. Alegre, em 20-4-927; casado; 1,74m de altura. Surgiu no Pombal, jogando depois no Marquês do Alegrete e, desde 1949, no Renner, onde se fêz profissional em 1950. Campeão de 1954 da Capital e do Estado, vice da Capital em 1952 e 1953. Integrou a seleção gaúcha de 1955.

.

Capa do álbum “Ídolos do futebol brasileiro” (Imagem Reprodução / Casa Editora Vecchi)

Demais, né?

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: