A máquina

Grêmio Esportivo Renner, 1953 – Em pé: Valdir, Bonzo, Ênio Rodrigues, Olávio, Paulistinha e Ivo Andrade; Agachados: Sabiá, Breno, Juarez, Ênio Andrade e Joeci (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O ano de 1953 foi um dos mais espetaculares da história do G. E. Renner. Os atletas estavam no auge de sua forma física e o desempenho técnico dos jogadores em campo era exemplar. Os três vice-campeonatos conquistados pelos seus esquadrões, nas categorias em que participou do campeonato citadino (juvenis, aspirantes e profissionais), foram a coroação do eficiente trabalho que estava sendo realizado no time dos industriários.

Em franca ascensão no cenário do futebol gaúcho, o Renner era o time almejado por inúmeros craques. Formar equipes competitivas não era difícil. Na equipe de juvenis, treinada por Abílio dos Reis, os destaques eram os goleiros Raul Kinnemann e Ivo Comasseto, os médios Wilson e Jorge Flores e os atacantes Lioni e Pedro Figueiró.

Nos aspirantes, os craques eram o goleiro Albotino, o zagueiro Aristeu, os laterais Vado e Gago e os infernais atacantes Ivo Medeiros e Carlitos. Nos profissionais, no time que estava prestes a se tornar campeão do estado no ano seguinte, Juarez era o grande destaque. Com 22 gols em 18 jogos, e absurda capacidade de posicionar, Juarez voava em campo. Inflamado pela inteligência de Juarez, o Renner, o clube dos multifuncionais industriários do 4º distrito, passou a ser conhecido como “A Máquina” – talvez a melhor alcunha que a equipe recebeu em toda a sua trajetória.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: