
Renner e Grêmio se enfrentaram duas vezes no Campeonato Citadino de 1954. No primeiro confronto, realizado em 14 de novembro daquele ano, o time dos industriários não deu chances para a equipe visitante. Dominou o jogo do início ao fim. Com gols de Ênio Andrade, Breno e Pedrinho, o Renner mostrou que estava em grande fase, pronto para conquistar o campeonato de 54.
No segundo confronto, disputado no recém inaugurado Estádio Olímpico, a equipe rennista entrou um campo mais uma vez absolutamente confiante. A defesa exalava segurança e o ataque mostrava-se cada vez mais veloz, com sede de gol. Com tanto entrosamento, o time do 4º distrito não teve dificuldades para abrir o marcador com Joeci.
O Grêmio ainda teve uma chance no final do primeiro tempo. Em rara oportunidade, Delém driblou a zaga alvi-rubra e entrou na área, de onde chutou forte no ângulo. Valdir fez uma defesa espetacular, o que inflou ainda mais o esquadrão rennista.
Na segunda etapa, o domínio continuou. Mesmo com o estádio lotado de gremistas, o Renner marcou mais duas vezes com Joeci e Breno. 3 a 0 para a equipe visitante. O volante rennista Léo Gomes fez sua melhor atuação na equipe. Tamanho desempenho contribuiu para que ele fosse eleito craque da partida, superando inclusive o artilheiro Joeci, autor de dois gols.
Nesse confronto, o Renner entrou em campo com Valdir, Orlando e Paulistinha; Bonzo, Léo e Olávio; Pedrinho, Breno, Juarez, Ênio Andrade e Joeci. Já o Grêmio adentrou o gramado com Sérgio, Airton e Altino; Roberto, Sarará e Ênio Rodrigues; Tesourinha, Zunino, Delém, Itamar e Torres.
