Em 04 de dezembro de 2021 foi oficialmente inaugurado o Memorial Valdir Joaquim de Morais. A cerimônia contou com a presença de autoridades como Fernando Renner (Diretor da A. J. Renner Indústria e Participações), Luciano Hocsman (Presidente da Federação Gaúcha de Futebol), Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko (então Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Porto Alegre) e Luís Schuch (Redator-chefe aposentado do jornal Folha da Tarde).
O evento contou ainda com a presença do Dr. Arnaldo da Costa Filho e do Dr. Marazita, médicos do G. E. Renner, e de Raul Kinnemann, Alduíno Zílio e Laerte, ex-jogadores do time dos industriários.
Dona Ivone, Denise e Renato Morais, viúva e filhos do lendário goleiro Valdir de Morais também compareceram à inauguração. Marcaram presença também Flávio Casaccia, filho do presidente rennista Antônio Casaccia, Antônio e Luiza Renner, filhos de Fernando Renner, Janice Mazo (Coordenadora do CEME/UFRGS), e familiares dos jogadores Aristeu Penalvo e Orlando Romagna.
Registrar e disseminar a trajetória do G. E. Renner, para a equipe Renner Vive, significa contribuir para preservar a história de um time que marcou uma geração. A inauguração do Memorial Valdir Joaquim de Morais, neste contexto, deve colaborar para que nunca seja esquecida a contribuição desse clube para a história da cidade de Porto Alegre e, também, para a história do futebol no Rio Grande do Sul.