A precisão de Orlando

Orlando Romagna com a faixa do campeonato de 1954 (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Orlando Rosa Romagna foi um dos mais habilidosos zagueiros centrais que o Rio Grande do Sul já viu em campo. Nascido em 1932, na cidade de Júlio de Castilhos, Orlando se destacou desde que começou a atuar pelo time do Grêmio. Depois de passar pelas equipes infantil e juvenil, e ser alçado ao esquadrão profissional do time tricolor, Orlando foi convidado para jogar pelo G. E. Renner.

No time do 4º distrito, Orlando viveu tempos áureos. A conquista do campeonato citadino de 1954 pelo time dos industriários, e do campeonato gaúcho logo em seguida, foi o auge. Aquele time era tão entrosado e espetacular que o esquadrão rennista inteiro foi convocado para defender a seleção gaúcha de futebol no campeonato brasileiro de seleções de 1955.

Em 1958, depois de voltar a jogar entre os titulares do Grêmio, Orlando voltou a ser campeão gaúcho, feito que se repetiu nos dois anos subsequentes. Em 1960, após ser tricampeão estadual pela equipe do Grêmio, Orlando foi ainda vice campeão do Campeonato Pan-Americano de futebol disputado pela seleção brasileira na Costa Rica.

Orlando atuou no Grêmio até 1962, ano em que ainda teve passagens pelo São José e pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ). Em 1964, o lendário zagueiro central voltou a jogar no Rio Grande do Sul, dessa vez pelo Football-Club Esperança, de Novo Hamburgo. Na cidade da região do Vale do Rio dos Sinos, Orlando atuou até pendurar as chuteiras em 1964.

Anos após o encerramento de sua carreira, Orlando, acompanhado de sua esposa Maria Emirta, voltou a competir, mas dessa vez em outro esporte: o Tiro ao prato. Nas quadras de tiro, Orlando foi mais uma vez preciso e absolutamente bem sucedido. A conquista dos campeonatos gaúcho e brasileiro de Tiro ao prato marcou a retomada dos triunfos esportivos do exitoso Atleta, e também Economista e Agropecuarista, Orlando Romagna.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: