A Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1955, foi representada pelos jogadores e comissão técnica do Renner, com poucos atletas de outros clubes.
Depois de eliminar os Cearenses em dois jogos, um em São Paulo no Parque Antártica com escore de 2×0 e o outro no Rio de Janeiro, Capital da República, em São Januário por 6×2, avançou para disputar as semifinais. A equipe nestas partidas contou com todos os jogadores do Renner. De Valdir a Joeci.
As disputas das semifinais foi contra a Seleção Paulista, em jogos de ida e volta.
A temida Seleção Paulista, de Gilmar, Djalma Santos e Baltazar no dia 13 de março, jogou no recém inaugurado Estádio Olímpico do Grêmio FBPA, com um público recorde até então.
Os Paulistas abriram o marcador com o gol de Humberto aos 18 minutos.
O empate só veio quando faltavam dois minutos para encerrar o cotejo. Um pênalti cometido pelo zagueiro Hélvio em Juarez, que Ênio Andrade, o melhor em campo, se prontificou para bater.
Ênio Andrade acostumado a bater, porque após os treinos no Renner, treinava dezenas de faltas e pênaltis com Valdir no gol.
Ênio deu dois passos pra trás, olhar fixo no gol, sem correr, um chute seco no ângulo esquerdo do Goleiro da Seleção Brasileira Gilmar.
Gilmar paralisado, só viu a bola entrar.
Vale a pena repetir: Dois passos pra trás, olhar fixo no gol, sem correr, um chute seco no ângulo esquerdo do goleiro Gilmar.
Gilmar paralisado, só viu a bola entrar.
Gênio Andrade!
Imagem 01: Gol de Gênio Andrade com Gilmar paralisado. Imagem 02: Seleção Gaúcha Renner: Valdir, Orlando e Paulistinha; Bonzo, Léo e Ênio
Rodrigues (Grêmio); Pedrinho, Breno, Juarez, Ênio Andrade e Raul Klein (Floriano).
Imagem 03: Juarez e Gilmar.


