Porto Alegre, 02 de fevereiro de 1959: feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes. A poucos metros do estádio Tiradentes, na paróquia da santa padroeira que dá nome ao bairro Navegantes, a tradicional festa popular da cidade transcorria animada, mobilizando uma multidão de fiéis. Enquanto isso, no “Waterloo”, a sempre fiel torcida rennista acompanhava o time da casa em enfrentamento diante do C. E. Aimoré, de São Leopoldo, na última partida pelo terceiro turno do Campeonato Metropolitano de 1958.
O Aimoré era um verdadeiro timaço, de grandes craques como Suli e Marino, goleiro e meia-atacante que no ano seguinte seriam campeões estaduais pelo Grêmio, além de Mengálvio, multi-campeão atuando pelo imbatível Santos de Pelé, na década de 1960.
E não deu outra! Os “Brotos do Selviro”, mesmo em final de temporada, fizeram uma partida perfeita, com a defesa muito segura e o ataque arrematando insistentemente contra a meta adversária.
Mengálvio inaugurou o placar para o Aimoré. Para o Renner, o garoto Higino marcou duas vezes ainda na etapa inicial, virando o jogo. Aos 11 minutos do segundo tempo, Alduíno recebeu um cruzamento de Cláudio, matou no peito e sem deixar a bola cair, acertou um violento petardo no ângulo esquerdo de Suli – um golaço do jovem lateral rennista! Milton, aos 35 minutos, deu números finais à peleja: Renner 4 x 1 Aimoré.
Em seu último jogo no Estádio Tiradentes, o “Time dos Industriários” foi a campo com Raul Kinnemann, Bonzo e Raul Puccio; Alduíno, Gago e Dílson, Joeci, Zago, Higino, Milton e Cláudio.
A Folha Esportiva noticiou em 03 de fevereiro de 1959:
“Terminado o embate de ontem, frente ao Aimoré, a direção do Renner resolveu dar férias a seus atletas, com vistas a uma total recuperação para a longa temporada na Europa, que se inicia no próximo mês de março”.
Fotos: “O jovem Alduíno” e “Craques do passado no presente – Alduíno Zilio (lateral direito) e Raul Kinnemann (goleiro) visitam o Memorial G. E. Renner / Espaço Valdir Joaquim de Morais (2021)”.


É muito bom poder relembrar esses momentos históricos da nossa vida.
Parabéns ao lateral Alduino e ao goleiro Raul.
CurtirCurtir