Higino Ribeiro: goleador inesquecível

Em sua estreia como profissional, na noite de 17 de maio de 1957, Higino Ribeiro Neto, de apenas 19 anos, fez dois gols na memorável partida em que o G. E. Renner venceu o Santos de Pelé, no Estádio Tiradentes. Era uma das jovens promessas lançadas por Selviro Rodrigues – vindo dos juvenis, ele logo assumiria o comando do ataque, substituindo o goleador rennista de três campeonatos Juarez Lemos.

Nascido em Porto Alegre, em 17 de maio de 1937, Higino foi o goleador do Campeonato Metropolitano de 1958, empatado com o lendário Gessy Lima, marcando 18 gols. Foi titular absoluto de um ataque em que a média de idade era de 21 anos, jogando ao lado de Gilnei, Raimundo, Osquinha e Claudio.

Disputado pelos grandes do futebol brasileiro, Higino jogou no comando do ataque de Grêmio, Corinthians, tendo encerrado a carreira prematuramente, com apenas 25 anos de idade, jogando pelo Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro. Estudante de Economia na PUC-RS, em Porto Alegre, deu continuidade a vida acadêmica em São Paulo, quando jogava pelo Corinthians, vindo a concluir o curso na UFRJ, durante sua passagem pela “Cidade Maravilhosa”. Pouco antes de formar-se, já atuando como estagiário da COPEG (Companhia Progresso do Estado da Guanabara), pediu rescisão de contrato com o Flamengo – concursado, assumiu o posto de coordenador do Departamento de Economia e Projetos Industriais da COPEG. Higino Ribeiro Neto trocara as chuteiras e os campos de futebol pela Economia.

Seu gol na noite de sábado, 07 de março de 1959, que deu a vitória ao Renner no amistoso contra o Guarani F.C., em Cachoeira do Sul, será sempre lembrado: ninguém poderia imaginar que aquele gol, aos 23 minutos do segundo tempo, seria o último gol, da última conquista, na derradeira comemoração do inigualável G.E. Renner…

Fotos: “Higino 1958” e “Renner no Estádio Centenário de Montevideo 1959”.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Um comentário em “Higino Ribeiro: goleador inesquecível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: