Os brotos e o velho mundo

Grêmio Esportivo Renner, 1959 – Em pé: Henrique, Dilson, Brandão, Alduíno, Luiz Luz, Raul Puccio, Bonzo, Augusto, Gago e Raul Kinnemann; Agachados: Joeci, Gilnei, Raimundo, Higino, Cláudio, Milton e José (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

O ano de 1959 começou agitado para o G. E. Renner. Além dos últimos jogos da temporada anterior do Campeonato Metropolitano, o time ainda fez uma viagem internacional, a primeira de muitos jogadores do elenco, para uma partida amistosa contra o Nacional de Montevideo. Estrategicamente colocado na agenda rennista, era um jogo-teste para a excursão de 60 dias que o time faria pela Europa. A saída estava programada para o dia 23 de março, e a expectativa da delegação era enorme.

O empresário Abraham Haber, organizador da excursão, tinha vasta experiência em planejamento de viagens de times brasileiros ao velho continente. Para o Renner, Haber agendou 20 jogos, sendo 14 deles na Alemanha. A ideia era levar o clube (e a empresa) às suas origens germânicas. Enfrentar grandes times do futebol mundial era a estratégia perfeita para divulgar a marca Renner no exterior, principalmente na Alemanha. Lá, o esquadrão jogaria nas cidades de Hannover, Dortmund, Essen, Gelsenkirchen, Colônia, Munich e Kaiserlautern. Também foram agendados confrontos em Portugal, Espanha, França e Suíça.

Antes da viagem, visando apresentar os jovens jogadores brasileiros, Mr. Haber preparou um “book” com diversas imagens do plantel rennista, que vinha revolucionando os pampas gaúchos. O futebol brasileiro, recém campeão mundial na Copa de 1958, estava em alta, e apresentar os jogadores aos empresários europeus era parte imprescindível da viagem. No entanto, aconteceu o que ninguém previa: o encerramento das atividades do clube. Era 12 de março de 1959, onze dias antes da viagem, quando os jogadores receberam a notícia bombástica. O Renner não faria a viagem ao velho mundo, nem tão pouco daria prosseguimento a seus feitos de glória. Infelizmente, era o seu apito final.

Alduíno, em foto realizada para o book da excursão à Europa (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: