No 01 de maio de 55, feriado nacional, Dia do Trabalho, o recém inaugurado Estádio Olímpico do Grêmio FBPA, sediou o Torneio início do Campeonato Citadino. Esta competição teve 40 edições, de 1921 a 1960.
O Estádio lotou para ver as equipes do Aimoré, Cruzeiro, Flamengo, Floriano, Força e Luz, Juventude, Internacional, Grêmio, Nacional e Renner, disputando o Torneio.
Era um Torneio festivo, que visava fazer a inauguração/abertura do Campeonato Citadino de Porto Alegre ou mesmo da temporada de futebol profissional do município. Também servia de “aperitivo” ao torcedor, para conhecer todos os times que disputariam o campeonato.
Algumas regras eram modificadas para a edição do torneio. Todos os jogos num só dia. As partidas com menos tempo, 10, 15, 20 e 30 minutos para cada lado, dependendo da fase em que os competidores se encontravam na competição.
A partida final, de 30 minutos para cada tempo, foi disputada ente Grêmio e Renner, vencedores das semifinais.
O Renner era o Campeão Citadino e Estadual de 1954 e tinha a ambição de continuar a trajetória de vitórias e títulos.
O Grêmio no novo Estádio inaugurado em 19 de setembro de 1954, já tinha recebido o Renner pelo Citadino de 54 onde o Renner venceu por 3 x 0 , encaminhando a conquista do Título de Campeão.
Nesta final do Torneio início, a vitória dos Industriários foi por 3 x 1.
O público que lotou o Olímpico aplaudiu os vencedores. Afinal o Renner, Campeão Invicto de 1954 tinha merecido mais esta conquista e mostrou à todos que iria em busca do Bi Campeonato.
Renner: Valdir, Orlando e Paulistinha; Bonzo, Léo e Olávio; Pedrinho (1), Breno (1), Juarez (1), Ênio Andrade e Joeci.
Grêmio: Sérgio, Airton, Ênio Rodrigues, Figueiró, Altino e Dinha; Chico Preto, Milton, Juarez(1), Itamar e Vieira.

