No domingo, 3 de Abril de 1955 , o G.E.Renner sagrou-se Campeão Estadual . De forma invicta, como na conquista do Citadino, a Máquina ao longo das duas competições obteve 18 vitórias, 4 empates e 0 derrotas.
Campeão Citadino e Estadual Invicto de 1954.
O Tiradentes estava lotado para assistir a decisão do campeonato entre o Fenômeno Renner da Capital e o Campeão da zona Sul do estado, G.E.Brasil, de Pelotas.
A partida decisiva teve um primeiro tempo muito disputado , com o time dos industriários atacando , tentando liquidar o jogo cedo e a defesa do Brasil, procurando segurar o resultado. O time do Prof. Selviro dominava o jogo. Léo com problemas, claudicava no centro da intermediária, mas Paulistinha, jogando uma partida excepcional, marcava com autoridade e encontrava tempo para apoiar o ataque O goleiro Caruccio, com grandes defesas foi outro destaque do 1º tempo.
Foi o Gol relâmpago de Breno, aos 30 segundos da fase final que decidiu a partida, pelo efeito psicológico que exerceu.
O Brasil reagiu, saiu da retranca e foi para o ataque. Precisava vencer para ser Campeão.
Mas o Renner, controlou o ímpeto rubro negro e as avançadas da equipe tornaram-se mais frequentes e perigosas , nascendo daí mais dois gols, que asseguraram o amplo triunfo dos Rennistas.
Breno e Pedrinho foram os autores, aos 25 e 29 minutos.
Em 1954 o G. E. Renner fundado em 1931, 23 anos de história, 14 como clube amador. Como participante da Divisão de Honra do Futebol Gaúcho, acessou em 1945, e com só 9 anos de participação no futebol profissional, conquista o Campeonato Estadual.
Jogadores Operários na Fábrica ou Balconistas das Lojas. Treinador professor e Diretor do IPA e Dirigentes funcionários da Fábrica e Lojas.
Isso é Excepcional! Só no 4º Distrito de Porto Alegre isso poderia acontecer!
G.E. Renner, o maior fenômeno Sócio, Cultural e Esportivo da História do Rio Grande do Sul!
Imagem 01: Capa – Folha Esportiva Imagem 02: Léo,Olávio,ÊnioAndrade,Orlando,Juarez,Paulistinha,Valdir,Pedrinho,Joeci e Breno – Final de partida.
Imagem 03: Súmula da partida


