No domingo 30 de janeiro de 1955, o G. E. Renner fez o 1º jogo pela disputa do campeonato Estadual de 54, enfrentando o E.C. Ferro Carril de Uruguaiana. Campeonato em dois turnos com os campeões regionais do RS. O goleiro Valdir lesionado nem viajou. Uma lesão obtida, no jogo final do Citadino, vitória por 2×0 contra o Internacional.
Outro episódio inusitado aconteceu foi quando as equipes entraram no gramado, o Juiz Fortunato Tonelli, observou que as duas equipes estavam com as camisetas iguais. Listas vermelhas e brancas eram do uniforme principal dos clubes. O Renner não tinha levado, suas camisetas brancas. O Ferro Carril poderia trocar o seu fardamento, mas fez questão de criar um mal estar para os Rennistas. O que o Ferro Carril, não esperava é que o Uruguaianense Léo, iria resolver o impasse. Léo procura o presidente Mário Azevedo e apresenta a sua ideia. Pediu ao presidente para ir até a sede do Sá Viana e pedir camisetas emprestadas. Dois anos antes ele jogava pelo Sá Viana F.C, que era o rival do Ferro Carril.
O Estádio lotado, recebeu a nova e inesperada entrada da equipe Rennista com as camisetas do Sá Viana, com uma estrondosa vaia.
Achando-se provocada, a equipe e a torcida fariam daquele jogo, uma verdadeira guerra. Jogo duro com muitas faltas, mas o G. E. Renner deu o primeiro passo no caminho do título Gaúcho, com gols de Juarez e Ênio Andrade.
Só Luiz Carlos jogou com a camiseta do clube. E.C. Ferro Carril 0x2 G.E. Renner. Imagem 01: Luiz Carlos, Orlando, Bonzo, Léo, Olávio e Paulistinha; Pedrinho, Breno, Juarez, Ênio Andrade e Joeci.
Imagem 02 : E.C.Ferro Carril

