Após o período de férias em 21 de janeiro o G. E. Renner retornou ao futebol para a temporada de 1950. Vários atletas de equipes do Estado, se apresentaram ao Técnico Gradim, recuperado da enfermidade, para um período de testes. Muitos jogadores sonhavam em jogar no Renner.
O Pres. Mário Azevedo no seu segundo mandato, pensava em fazer uma verdadeira revolução em todos os setores do Clube, trazendo para o futebol e outros esportes ,profissionais com formação acadêmica em educação física.
Foi criado o Departamento médico com o Dr. Arnaldo da Costa Filho no comando. O Dr. Costa Filho foi o primeiro médico com especialização em educação física do Estado.
O Presidente Mário Azevedo planejava a construção de um grande “pavilhão-edifício”, para os associados no Estádio Tiradentes. Lojas e um cinema no térreo do pavilhão social , voltadas para Av. Presidente Roosevelt e.
No Futebol aconteceu a maior renovação. O multi campeão técnico do Renner no período amador Gradim, deu lugar ao renomado mestre e diretor do IPA , P
rof. Selviro Rodrigues .
O Professor Selviro que estava no Grêmio como preparador físico, trouxe todo o seu conhecimento acadêmico e prático para o clube. A preparação física, técnica e tática empregada, logo mostrou que o Renner estava se preparando para crescer ainda mais.
A primeira conquista foi ser campeão do Torneio Triangular. A grandeza desta conquista está no fato que o torneio foi disputado com o Grêmio e Internacional.
O Renner com só 5 anos no futebol profissional já era uma das forças do futebol Gaúcho. Os jogos do Torneio foram realizados sempre em campo neutro, e em dois turnos.
5/março-Grêmio 4×2 Renner- Est. Eucaliptos
12/março -Renner 2×1 Internacional – Est. Baixada
16/março –Renner 4×2 Grêmio – Est. Eucaliptos
19/março – Internacional 1 x 1 Renner – Est. Baixada
imagem 01: Valdir,Povo Novo, Albotino, Pedro, Vado, José, Nilton e Ivo Andrade; Delmar, Saladura, Medina, Guido, Segura e Nadir
02: Prof. Selviro, Pres. Mário Azevedo e Dr. Costa Filho
03 : Intervenção de Valdir


