O Presidente Mário Azevedo concluiu no final de março de 1959, os trabalhos de recisões contratuais e negociações dos jogadores profissionais e juvenis.
Todos os 26 jogadores profissionais foram negociados habilmente com outros clubes, em
menos de trinta dias. Só o S. C. Internacional contratou 7 craques Rennistas.
O Diário de Notícias do dia 4 de abril de 1959, informa que o Presidente desliga
do G. E. Renner, Selviro e Costa Filho. “Os Generais da Grande Conquista”, como cunhou a Folha Esportiva quando o Renner sagrou- se Campeão de 1954, estavam saindo do clube juntos. O Trio, Presidente, Treinador e o Dr. Arnaldo da Costa Filho, ficaram até o último minuto no Clube.
A matéria:
“O Treinador Selviro Rodrigues e o Médico Dr. Arnaldo da Costa Filho, que pertenciam ao plantel do G. E. Renner Foram desligados definitivamente do Clube Industriário,
agora afastado dos esportes profissionais.
Segundo colhemos, tanto o médico como o Treinador foram regiamente indenizados pela
agremiação, muito embora tivessem apenas contrato verbal, com o clube.
Selviro está portanto, livre e desimpedido para assumir a direção de qualquer equipe,
enquanto o responsável pelo departamento médico Rennista, somente agora estará em condições de faze-lo, após a pena de 100 dias de suspensão que lhe foi imposta recentemente pelo TJD.
O Dr. Costa Filho fazia seguidas críticas, às absurdas arbitragens que prejudicavam o Renner e por isso, foi diversas vezes punido pelo TJD.
Os dois outros Generais, de temperamento dócil e político, davam a liberdade e autoridade
para o Gal. Médico, que junto com o massagista eram os únicos permitidos, junto ao campo de jogo, para se manifestar perante o Juiz.
O presidente Mário Azevedo continuou como Gerente de Loja Renner e Diretor de Vendas da
Industria. Selviro Rodrigues, foi contratado pelo Internacional. Costa Filho que também iria, mas acabou acertando com o São José.
Com 99 anos Dr. Arnaldo da Costa Filho comanda como bom General, as atividades
comemorativas do Projeto Renner Vive.
IMAGEM 01 – Dr. Costa Filho e Prof. Selviro Rodrigues
IMAGEM 02 – Prof. Selviro Rodrigues, Pres. Mario Azevedo e Dr. Costa Filho. Os Generais da Grande Conquista


Aos amigos do G.E. Renner muito boa tarde.
Sou aposentado tenho 79 anos, desportista que acompanhei quase toda essa história vitoriosa do G.E.Renner e hoje pratico o meu lazer como botonista (jogador de futebol de mesa). * *Participo da Associação Zona Sul de Futebol de Mesa aqui em P. Alegre e dentre os diversos campeonatos que constam em nossa agenda, um é o tradicional “Gauchão”. Minha equipe é do G. E. Renner, assim composta: Valdir – Orlando e Paulistinha – Bonzo -Léo e Olávio – Pedrinho – Breno – Juarez – E. Andrade e Joecy. Meus reservas são; Gago e E. Rodrigues (defensores) e Sabiá – Higino – Ivo Costa (atacantes). Nos campeonatos temos que jogar com a camisa ou do clube ou da Associação, logicamente que jogo com a da Associação, pois não consigo a do Renner. Gostaria de saber se vocês não conseguiriam uma camiseta do Renner para que eu pudesse usar em meus jogos. Ficarei no aguardo do retorno de vocês e na firme expectativa de conseguir o meu intento. Agradeço pela atenção dos amigos.
Att. Mário Schemes
CurtirCurtir
Amigos.
Se puderem me enviar um celular ou mesmo um e-mail enviarei a foto do meu time de botões. Aguardarei o retorno.
Mário Schemes
Em qui., 11 de ago. de 2022 às 17:02, Mário Luiz Schemes < marioschemes@gmail.com> escreveu:
CurtirCurtir
Oi Mário . Infelizmente ainda não temos camisetas para estar a disposição dos Rennistas . Está nos nossos planos produzir ainda este ano . Atualmente temos nos utilizado de empresas que trabalham com isso . Camisetas retrô. Outra que podes fazer é usar uma camiseta tipo polo branca , e pedir para bordar o distintivo do Renner . A camiseta branca com gola foi uma camiseta muito usada na época . Quase quanto a listrada . Tenho 75 anos e fui mascote do Renner em 1954 e 55. Abração
CurtirCurtir