Na cadência do samba

Breno e Bonzo em momento de descontração no vestiário do Estádio Pacaembu (ao fundo, Ataíde Carvalho, o massagista do G. E. Renner) (Foto Reprodução / Acervo Memorial)

Após a conquista invicta do campeonato gaúcho de 1954, grande parte do elenco do G. E. Renner foi convocado para compor a Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Seleções. Absolutamente motivada pelo recente título estadual, a equipe não teve dificuldades para bater a seleção cearense em dois confrontos. Na etapa seguinte, semifinal da competição, os gaúchos encararam a temida Seleção de São Paulo.

O primeiro confronto, disputado no Estádio Olímpico, terminou com o placar de 1 a 1. Apesar de não terem vencido, os gaúchos continuavam confiantes de que poderiam garantir a seleção nas finais da competição.

A maior prova do entrosamento do esquadrão rennista foi o clima de descontração observado no vestiário do Pacaembu minutos antes da segunda semifinal iniciar. Em um registro espetacular, Breno e Bonzo foram flagrados batucando uma das mesas utilizadas pelo massagista rennista Ataíde Carvalho (ao fundo na foto 1). O som das batidas ecoava pelo vestiário do lendário estádio paulistano, e o samba era envolvente – os craques eram habilidosos não apenas com as pernas, mas também com as mãos.

Dentro de campo, no entanto, Breno, Bonzo e os demais jogadores não conseguiram envolver a seleção paulistana. Pra complicar, Mário Vianna, o árbitro daquela tarde, pareceu ter entrado no gramado disposto a dificultar para os gaúchos. A expulsão de Léo, aos 30’ do primeiro tempo, foi crucial para a desestabilização da seleção repleta de craques rennistas. Os gaúchos tentaram, mas infelizmente a classificação para a final não veio. A Folha Esportiva bem observou o que aconteceu no superlotado Estádio do Pacaembu: “fizeram o que puderam… Mas não deu”. Resultado final: Seleção de São Paulo 4 x 2 Seleção do Rio Grande do Sul.

Imagens do confronto Seleção de São Paulo 4 x 2 Seleção do Rio Grande do Sul capturadas pela Folha Esportiva (Imagem Reprodução / Acervo Memorial)

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: