Magnífica sob todos os aspectos, a festa que teve lugar no Estádio Tiradentes, no domingo ensolarado de 6 de novembro de 1949, em que o Grêmio Esportivo Renner prestou suas homenagens ao Grêmio FBPA,ao colocar nos seus atletas as faixas de campeão da cidade. Iniciando a tarde esportiva, defrontaram-se as equipes de juvenis do Renner e do Grêmio . Renner campeão de 1947 e 1948 e Grêmio Campeão de 1949.
A partida terminou com a vitória tricolor por 2 x 1.
As homenagens aos campeões começaram quando findou a preliminar, com a entrada dos profissionais Gremistas. Os Juvenis permaneceram em campo e receberam os outros jogadores do plantel. Coube ao Departamento de Atletismo Feminino do Renner fazer a entrega das faixas.
O juiz Inglês Mister Cecyl Barrick, deu início ao jogo final, e logo aos 2 minutos Guido marcou o primeiro gol Rennista. A partida amistosa agradava ao público que lotou o estádio. Jogo aberto com leve predominância do Renner. Hugo empatou para o Grêmio, mas Saladuro logo fez o 2 x 1. Placar do primeiro tempo.
Na fase final, os Rennistas com mais dois Gols assinalados por intermédio de Saladuro e Medina, consolidou a espetacular goleada. Placar final de 4 x 1, confirmando o 1 x 0 na vitória do Renner pelo Campeonato Citadino.
A Folha Esportiva comentou: “Depois dos 22 minutos da fase final, quando venciam os Rennistas por 4×1, já estes animados pela vantagem limitaram-se a “divertir-se” com os rapazes tricolores fazendo o jogo de “da aqui, toma lá“, enquanto alguns faziam praça de suas habilidades no domínio da bola, fintando à valer, deixando a defensiva Gremista completamente estonteada“.
Um Baile para encerrar a tarde festiva.
Baile de Bola!
Renner : Albotino, Pedro e Bedeu; Dutra, Vado e Olávio; Medina(Sabiá),Cabano(Medina),Saladuro (Hormar), Guido(Cabano) e Iris .
Grêmio : Sérgio, Clarel e Johni; Hugo, Ario (Bardu) e Danton (Alegretti); Teotonio (Paulista), Hermes(Clori),Geada, Gita e Ariovaldo.
