Os de Andrade e o Renner

Fernando de Andrade, viúvo e pai de Adão, casou-se com Maria Emilia a Neca  e com ela tiveram seis filhos. Ivo, Leda, Ênio, Fernando (Tuca), Zilá e João Carlos (Pinduca), o Caçula.                                                                                                                                                                A famíla morava na rua Carlos Von Kozeritz no bairro Higienópolis, em Porto Alegre.     Todos os filhos, gostavam de esportes, sendo que os guris adoravam futebol.                                      Ivo e Ênio, ainda jovens, destacavam-se nos campos, considerados verdadeiros craques de bola. Já Adão, o mais velho, Fernando, o do meio, e Pinduca, o caçula, bem que tentaram acompanhar a dupla, mas se contentaram em jogar nos times amadores do 4º Distrito.  

Em 1951, Ivo, com 27 e Ênio com 22 anos, foram contratados pelo G.E. Renner.                    Nos contratos firmados, além de aturem como jogadores de futebol, também exerceriam funções como funcionários na fábrica ou nas lojas Renner.                                                              Os irmãos Andrade trabalhavam na loja Renner da Av. Otávio Rocha: Ênio no térreo, na seção de discos e Ivo no 2ºandar, no crediário, ao lado de Valdir, Olávio e Sabiá.

Olávio ,lateral esquerdo do Renner, colega no crediário  e grande  amigo dos irmãos, acabou conhecendo a mana Zilá em uma festa na casa da família. O encontro virou romance e casamento, a assim a família Andrade passou a contar mais um craque Rennista.

Zilá hoje com 89 anos, nasceu no ano que o Renner foi Campeão Amador. Aos 9 anos viu o Renner conquistar o acesso à Divisão de Honra. Aos 18, acompanhou o histórico título de 1954, quando o Renner ficou conhecido como o “Papão”.

Ela viveu de perto a ascensão e a glória do Renner, esse verdadeiro fenômeno esportivo, que brilhou como um cometa a encantar o Rio Grande.                                                  Um Cometa eterno. o Renner Papão de 54.                                                                                                                               Os irmãos Andrade e o Renner Vivem!

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário