A Derradeira Partida do G.E. Renner no Estádio Tiradentes no 2 de Fevereiro de 1959. Ninguém imaginava que naquele dia, feriado de N. S. dos Navegantes o Renner estaria fazendo seu último jogo de sua história em Porto Alegre. O G.E. Renner enfrentou o E. C. Aimoré, na última partida do 3º turno do Campeonato Metropolitano de 1958. À poucos metros do Estádio Tiradentes na paróquia da Santa padroeira ,que dava nome ao bairro Navegantes, a festa como sempre esteve muito animada. O Aimoré era um timaço. Possuía no seu time, craques como Sulí e Marino, goleiro e meia-atacante que no ano seguinte estavam sendo campeões pelo Grêmio e Mengalvio , craque no famoso time imbatível do Santos de Pelé. O time dos “Brotos Rennistas”, mesmo no fim de temporada fez uma partida perfeita, com a defesa muito segura e o ataque infiltrador e arrematando insistentemente a meta do Aimoré. Mengalvio inaugurou o marcador para o Aimoré. Para o Renner, o garoto Higino duas vezes ainda na fase inicial, virando o jogo. Aos 11 minutos do 2º tempo, Alduino recebeu um cruzamento de Cláudio , matou no peito e sem deixar cair , acertou o ângulo esquerdo da meta de Suli. Golaço de Alduino! Milton aos 35’, deu cifras definitivas ao jogo, Renner 4 x 1 Aimoré. No último jogo no Estádio Tiradentes o Renner jogou com: Raul Kinnemann, Bonzo e Raul Puccio; Alduino, Gago e Dilson; Joeci, Zago, Higino, Milton e Cláudio. A Folha Esportiva noticiou no dia 03 de fevereiro de 1959: “Terminado o embate de ontem, frente ao Aimoré, a direção do Renner resolveu dar férias aos seus atletas, com vistas a uma total recuperação para a longa temporada na Europa, que se inicia no próximo mês de março. Em 12 de Março de 1959 o G.E. Renner Encerrava suas Atividades .
Na imagem: Alduino Zilio e Raul Kinnemann no Memorial Valdir Joaquim de Morais-2021

Não é a primeira vez que me reportou à esse assunto mas, acredito que seja a oportunidade. Participo de uma Associação filiada a F. G. F. M. Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, Associação Zona Sul e represento a equipe do V. E. Renner por 4 anos mesmo tendo a idade de 80 snos. Em nossos gauchões somos obrigados a jogar com as respectivas camisas e eu jogo com uma enjambrada. Gostaria de saber como poderia adquirir uma bem como o livro da história rennista. Ficarei no aguardo do retorno e desde já agradeço a atenção de todos. Mário Schemes
CurtirCurtir
Oi Mario . O livro , “ G. E. Renner -I cometa Eterno”, deves ainda encontrar em alguma livraria de P.Alegre. Já as camisetas estamos pensando em produzir um novo lote em março .
CurtirCurtir
Obrigado pelo retorno. Mário Schemes
CurtirCurtir