Sirvam Nossas Façanhas de Modelo a Toda a Terra

A Máquina como era conhecido o G. E. Renner, tinha suas engrenagens e peças perfeitamente ajustadas, com alta qualidade técnica, espetacular preparo físico, jogando num esquema tático com variações entre o WM e ,4-2-4.                                                                                                                                                                                                                                Na meta o lendário e extraordinário goleiro Valdir Joaquim de Morais, que com 19 anos já era titular da equipe. Com técnica aprimorada, jogou na Seleção  Brasileira e pioneiro como treinador de goleiros.  O zagueiro central Orlando, era a segurança nas bolas altas e de muita marcação aos atacantes. Paulistinha o quarto zagueiro com um domínio de bola espetacular, muita técnica, se somava ao meio-campistas alimentando o ataque.

Os laterais Bonzo e Olávio, bons marcadores e como tinham  ótimo preparo físico chegavam ao ataque com muita força.

O Meio de campo dos irmãos Andrade. Ivo o centro médio e Ênio Andrade o camisa 10 da Equipe. A dupla foi desfeita no inicio do campeonato de 1954 quando Ivo Andrade sofreu uma lesão grave no joelho. Se afastou do futebol, continuou trabalhando na indústria Renner.  Léo Gomes ocupou seu lugar na equipe, tinha muita categoria no desarme.  O ponta Sabiá, atacante dos dribles infernais, técnica apuradíssima, também com lesão no joelho em 1954 cedeu seu lugar para Pedrinho. Breno Mello, o meia atacante velocista , um atacante nato . O centro avante Juarez Lemos o Tanque da Máquina.  Foi goleador nos campeonatos de 1953 e 1954 e vice em 1955. O Ênio Andrade, o 10 da equipe era o pensador, o grande articulador. O ponteiro esquerdo Joeci, jogador muito integrado ao sistema tático da equipe . Nos anos da Máquina, o Renner foi Vice Campeão em 53 e 1956 e Campeão Estadual em 1954 e 3º em 1955.

A máquina tinha um preparo físico espetacular, todos os jogadores com muita técnica e com inteligência atendiam o esquema tático estabelecido pelo Prof. Selviro.

imagem:                                                                                                                                            Orlando,Valdir  e Paulistinha; Bonzo, Ivo Andrade e Olávio;  Sabiá, Breno , Juarez, Ênio Andrade e Joeci.

Publicado por rennervive

Uma página dedicada ao Grêmio Esportivo Renner (1931-1959)

Deixe um comentário